terça-feira, 8 de junho de 2010

Casa de Vó

Foi mergulhando na emoção alheia(ainda que esse alheio seja parte de mim) que resolvi me lembrar que nunca devo esquecer de simplesmente lembrar da casa da vó...
Não falo só da vó Ilda,com seu curau de milho maravilhoso e sua insistência para tomarmos café,tampouco falo só da casa da falecida vó Idalina,com suas massas,sopas Falo da vó Leopoldina,da vó Rosalina e de tantas avós Marias,Antônias,Elisas,Catarinas,Joanas,Isauras,Rutes,Beneditas,falo de tudo o que representa a casa de uma vó...essas avós que não são só avós de seus netos,mas dos amigos dos netos,dos vizinhos,até das noras e genros,são avós...
Essas avós que mesmo com a idade chegando,se recusam a morar em lugar menor,pois do contrário não teriam espaço para receber todo mundo,essas avós que mesmo que você tenha repetido umas quatro vezes,vão dizer que você comeu pouco...
Tenho aqui minhas memórias de casa de vó...sempre cheias de histórias,risos e aquelas broncas,que só uma avó sabe dar(broncas que logo eram amenizadas por uma bomba de creme que o padeiro passava vendendo de charrete,ou por um pedaço de pão caseiro quentinho,cheio de manteiga derretida...tem ainda as broncas que se diluíam na cremosidade do arroz doce...doces lembranças,falar de vó sem pensar em guloseimas,é uma heresia!)
Tem avó que a gente sequer sabe como ela existiu sem ser avó algum dia,porque é das profissionais:é do tipo que te dá a chave de casa para você entrar e sair a hora que quer,mas quando você vai embora,sempre diz que ficou pouco;aquele tipo de vó que tem misteriosamente sempre uma mesa posta para os netos se esbaldarem e que lida tão bem com netos aborrecentes,quanto com os barbudos ou os bebês.É,são mesmo profissionais!
Também tem o cheiro da casa da vó,que além de obrigatoriamente ter cheiro de comida,tem o cheiro do melhor de nós,aquele cheiro de vida,de criança chutando bola,jogando video game e ainda soltando pipa,muitas vezes tudo ao mesmo tempo...Casa da vó tem um cheiro dos nossos melhores momentos,das nossas mais fantásticas lembranças e esse é um cheiro que o tempo só faz aumentar,poque vai se depositando feito um pó,só que impossível de ser retirado,que vai dando,cor,sabor e textura ao nosso passado.
Casa de vó também sempre tem uma varanda,lá mesmo,onde depois do almoço todo mundo se estira ,ou lá onde as cadeiras mais confortáveis do mundo nos aguardam ansiosas para uma conversa fiada com os primos.
Existem ainda,casa de vó com cômodos quase intocáveis...aqueles que ou guardam os cristais que tanto queríamos por a mão para fazer molde dos bolinhos de terra ou aqueles que guardam as lembranças que de certa forma são nossas,mesmo sem sabermos do que se trata, ao certo.
Casa de vó tem que ter bicho,pode ser o cachorrinho companheiro,o gato dócil ou aquele pardalzinho que vem se deliciar com o mamão da fruteira ou ou com a acerola no pé;tem ainda planta,e tenho cá minhas dúvidas se planta em casa de vó não é algum feitiço que as vovós lançam para atrair netos que não resistem a quebrar uma roseira com a bola,ou despetalarem as margaridas para fazer bem-me-quer,mal-me-quer(sim,porque todas as avós são bruxas,do bem,mas bruxas;fazem chás que nos curam,comidas que nos despertam,carinhos que nos incentivam e sermões que nos aquietam)
Casa de avó tem sempre que ter aquelas traquitanas que nossos pais e tios insistem em comprar para elas e que no fim,são eles mesmos que usam,de bicicletas ergométricas a mesinhas que se montam de mil formas;na maioria de casa de avó que eu conheço,isso tudo vira cabide ou alegria do fim de semana, na reunião de tias...rs.
Já reparou que em casa de vó,tem sempre um quarto sobrando,prontinho,ali à sua espera??Parece que num passe de mágica,você avisando ou não que viria,está lá,o cobertor que você gosta,o travesseiro que te dá as melhores noites de sono e a toalha fofinha,te incentivando para um banhão naquele chuveiro que só na casa da vó é tão bom!
Ah momentos...
Eu me lembro bem que lá na casa da avó Idalina,eu com meus 3 anos,ficava cantando “mate o véio” para o vô Luizinho enquanto minha avó fazia latugue e ria da cara triste do vô,frente a minha “homenagem”...lembro que depois da cantoria,eu pedia sopinha de polenta e leite(sim,em casas de vós,tem sempre polentinha pronta),e eu me sentava,lá com minha tigelinha de desenho de camarão e saboreava a delícia...
Lembro também da vó Ilda,terminando de fazer o curau cheirosooo e nos mostrando onde estava a canela em pó para colocarmos em cima,e mesmo depois de comermos um monte,ela sempre insistia em fazer um cafezinho e nos colocar para comer tudo de novo...
Lá na casa da Vó Leopoldina-que não é vó de sangue,mas é de coração-lembro desde os primeiros dias que a conheci,que ficar um tempinho depois do almoço batendo papo com ela,era e ainda é garantia de ouvir boas histórias de uma infância simples e gostosa de sítio e de um tórrido amor que resultou em muitos filhos,segundo ela,frutos da saudade que matava,quando o marido voltava de viagem...rs..Excelentes histórias;fora o ovinho caipira frito e as batatinhas,que em nenhum lugar são tão saborosos!!!
Na casa da outra avó do coração,vó Rosalina,eu me esbaldo com a gataiada e fico imersa nas gentilezas dela,me emociona ver como ela se relaciona com os bichanos e o quão é correspondida por eles com carinho e apego. Dona Rosalina é do tipo de avó que da máquina às agulhas de tricô,passando pelas telas,é um show,vó ativa,sabe?Daquelas que têm muito mais pique que os netos todos juntos!
Comida de vó,chamego de vó,lembrança de vó...
Tantas avós,tantas histórias...tantos sabores,cheiros,sons e cores de nossas infâncias que de certa forma ,nunca irão passar...
Pedaços irretocáveis do melhor de nossas vidas,do melhor dos nossos sonhos!
Que Deus Abençoe as avós,sinto por Ele não ter tido uma!

*uma singela homenagem às minhas avós,Ilda e Idalina(in memorian) e às minhas avós do coração,na verdade,avós do Luiz:Leopoldina e Rosalina;homenagem essa talhada pelas lágrimas de um certo netinho saudoso...

Um comentário:

Luiz Orlandini disse...

AOS PRANTOS TERMINEI DE LER... porque só parabenizar não seria suficiente! Obrigado! Muito obrigado!